segunda-feira, 15 de março de 2010

Hércules Florence




QUEM FOI ?


Antoine Hercule Romuald Florence, conhecido como Hércules Florence (1804-1879) foi um inventor,desenhista,polígrafo e pioneiro da fotografia franco-brasileiro.




BIOGRAFIA

Desde pequeno Hércules Florence demonstrou possuir notável talento para o desenho. Ao ler
Robson Crusoé, de Daniel Defoe apaixonou-se pela vida no mar. Em 1820, com apenas 16 anos, tornou-se grumete. Esteve em Monaco na e na Holanda, Belgica. Em 1824 chegou ao Brasil a bordo da fragata Maria Thereza, aportando no Rio de Janeiro. A fragata ficou estacionada um mês e seguiu seu trajeto, porém sem o jovem Florence, que se fixaria no Brasil por toda a vida. Obteve emprego, inicialmente, como caixeiro numa casa de roupas, transferindo-se, logo a seguir, para o estabelecimento de outro francês, Pierre Planchar proprietário de uma livraria e uma tipografia.



invenções




Pretendendo publicar um estudo que fez sobre os sons emitidos pelos animais, produto de suas observações anotadas na selva durante a expedição (o qual intitulou "zoophonie") deparou com a inexistência de oficinas impressoras de São Paulo. Decidiu então criar seu próprio método de impressão, a Poligraphie, e em 1832, já se encontrava estabelecido comercialmente oferecendo ao público seus escritos e desenhos, além de manter ao mesmo tempo, uma loja de tecidos. Observando o descolorimento que sofriam os tecidos de indianas expostos à luz do sol deu início às suas investigações sobre a Fotografia. Suas primeiras experiências com a câmera obscura datam de janeiro de 1833 e encontram-se registradas no manuscrito Livre d'Annotations et de Premier Matériaux. Mais de 150 anos depois, o exame detalhado desse manuscrito por Boris Kossoi levou-o a comprovar o emprego pioneiro de Florence da palavra "photographie", pelo menos cinco anos antes que o vocábulo fosse utilizado pela primeira vez na Europa.



samuel Zancra,numero:38,turma:8G

Nenhum comentário:

Postar um comentário